Indicada e especialmente projetada para queima de combustível sólido granulado com baixo teor de cinzas, tais como cavacos de madeira, serragem e outros resíduos, com até 50 % de umidade, além de lenha em toras.
Caldeira fumotubular, projetada segundo normas do código ASME, construída com chapas de aço carbono ASTM 285-C e tubos ASTM 178-A. As soldas são 100 % radiografadas e, seus tubos possuem espiralamento interno, o que proporciona maior turbulência nos gases, aumentando a transferência do calor, com conseqüente aumento do rendimento da caldeira.
Sua fornalha é do tipo aquatubular construída com tubos de aço carbono ASTM 178-A, unidos a coletores formado por tubos ASTM 106-A schedule 80. Os tubos são aletados entre si, não permitindo assim a passagem de gases para o lado externo da fornalha, proporcionando maior vida útil ao isolamento térmico.
No teto da fornalha é montado fusível de segurança fabricado em latão e chumbo . Todos os coletores são dotados de flange e contra-flange para limpeza e inspeção.
A combustão ocorre sobre um conjunto de grelhas refrigeradas, formada por tubos ASTM 106-A, schedule 80, unidos a coletores construídos com tubos ASTM 106-A schedule 80. Os tubos são unidos entre si, por chapa de aço carbono perfurada, permitindo a passagem de ar no sentido transversal.
Na parte frontal é montado o alimentador de combustível, tipo válvula rotativa, acionada através de motoredutor de velocidades e inversor de freqüência que recebe um sinal do pressostato modulante, fazendo variar a quantidade de combustível em função da pressão da caldeira.
Podem ser equipadas com pré-aquecedor que aproveitam o calor residual na saída da caldeira para pré-aquecer o ar de combustão, acarretando um ganho de 6% a 8% na economia de combustível, bem como multiciclone para captação de particulados provenientes da combustão.