CALDEIRA DE ÁGUA QUENTE PARA QUEIMA DE LENHA COM FORNALHA INTEGRADA – SÉRIE HMA
Caldeira fumotubular para queima de lenha em toras, com fornalha e cinzeiro integrados e três passagens de gases quentes, sendo uma passagem de radiação e duas de convecção.
Ideal para o fornecimento de água quente, em sistemas de calefação, acopladas a trocadores de calor em sistemas de aquecimento em indústrias e outras aplicações que requeiram circulação de água quente em circuito fechado.
A combustão ocorre sobre um conjunto de grelhas refrigeradas, construídas em tubos schedule 80. A fornalha, do tipo aquatubular, é formada por tubos ASTM 178-A, unidos a coletores dotados de tampões para limpeza. Estes tubos são membranados entre si, proporcionando perfeita vedação entre o lado interno e externo da fornalha, impedindo que os gases tenham contato com o sistema de revestimento térmico, aumentando sua vida útil.
O casco, do tipo fumotubular é construído em chapas de aço carbono ASTM 285-C, dimensionadas segundo normas do código ASME. Os tubos usados no casco seguem a norma ASTM 178-A e, possuem espiralamento interno que aumentam a velocidade e turbulência dos gases, com conseqüente aumento na transferência de calor, proporcionando maior rendimento térmico.
As caixas de fumaça dianteira e traseira possuem portas de fácil abertura que permitem acesso aos tubos para limpeza e manutenção.
Externamente todo o conjunto é isolado termicamente com lã de vidro, possuindo acabamento final em chapa de alumínio.
O conjunto caldeira-fornalha é montado sobre uma caixa metálica, fabricada em chapas de aço carbono e perfis estruturais, formando o cinzeiro, dotado de porta para retirada de cinzas e entrada do ar de combustão, eliminando a necessidade de obras civis mais complexas.
Dependendo da capacidade da caldeira a tiragem dos gases é efetuada por exaustor centrífugo, dimensionado a vencer as perdas na tiragem provocadas pelo feixe de tubos, conduzindo os gases até o chaminé.