A WECO, distribui no Brasil os queimadores BENTONE, produzidos na Suécia.
Os queimadores são do tipo monobloco, com ventilador incorporado, foi desenvolvido especialmente para a queima de gás GLP ou Natural, possuindo funcionamento totalmente automatizado, modulante, abrangendo sistema de pré-purga, ignição e controle de falta de chama.
O tubo de chama é construído em aço inoxidável, com composição que assegura elevada resistência ao calor, proporcionando excelente performance e vida útil. O queimador é equipado com um mecanismo de ajuste da posição do turbulador dentro da tubo de chama. Este mecanismo é usado para ajustar a correta perda de pressão (esta depende da câmara de combustão) da cabeça de combustão, proporcionando uma combustão livre de pulsação. O sistema de detecção de chama é por vareta de ionização que além de serem muito simples e baratos proporcionam excelente sensibilidade a estabilidade de chama.
A combustão é totalmente automatizada comandada por um programador eletrônico Landis & Gyr. Antes do queimador partir ele faz um pré-monitoramento das condições do queimador, isto significa: damper do ar fechado, válvulas de gás fechadas, contato do pressostato de ar fechado, contato do pressostato de gás e do pressostato fechado. Quando o pressostato do equipamento solicitar a combustão, o mecanismo do programador parte, o que implica em
iniciada, ao mesmo tempo que o relé de chama é checado. Após a seqüência de pré-purga, o damper do ar é lavado para a posição de baixa carga, a faísca é iniciada, a abertura da válvula de gás aberta e a chama estabilizada, só então o programador posiciona-se em modo de operação. Se a chama não é estabilizada o programador bloqueia toda a operação.
O queimador vem equipado com válvula tipo multibloc, marca Dungs, para funcioanmento em um estágio, dois estágios ou modulante, com duas válvulas montadas em série, regulador de pressão de gás, pressostato de ar e gás.
Quando o queimador está com a chama estabilizada, a pressão na caldeira passa a ser controlada por um transmissor de pressão que atua sobre um regulador, fazendo variar a vazão de gás e ar, diminuindo a quantidade quando a pressão se aproxima do “set point”
Compõe-se essencialmente do seguinte:
motor elétrico;
cabeçote de queima;
eletrôdos de ignição;
transformador de ignição;
vareta de ionização para controle de falta de chama;
filtro para gás;
duas válvulas automáticas para bloqueio de gás;
ventilador para ar de combustão;
entrada de ar com damper de regulagem;
programador de combustão;
pressostato de baixa pressão de ar;
pressostato de baixa pressão de gás;
regulador;
servo
motor;
válvula de esfera para bloqueio manual de gás.