Indicada e especialmente projetada para queima de combustível sólido granulado com alto teor de cinzas, tais como carvão mineral, casca de arroz e outros resíduos, com até 50 % de umidade.
Caldeira fumotubular, projetada segundo normas do código ASME, construída com chapas de aço carbono ASTM 285-C e tubos ASTM 178-A. As soldas são 100 % radiografadas e, seus tubos possuem espiralamento interno, o que proporciona maior turbulência nos gases, aumentando a transferência do calor, com conseqüente aumento do rendimento da caldeira.
Sua fornalha é do tipo aquatubular construída com tubos de aço carbono ASTM 178-A, unidos a coletores formado por tubos ASTM 106-A schedule 80. Os tubos são aletados entre si, não permitindo assim a passagem de gases para o lado externo da fornalha, proporcionando maior vida útil ao isolamento térmico.
No teto da fornalha é montado fusível de segurança fabricado em latão e chumbo . Todos os coletores são dotados de flange e contra-flange para limpeza e inspeção.
O sistema de grelhas é do tipo impelente, autolimpante, construídas em ferro fundido especial, com adição de cromo, inclinadas, especialmente desenvolvidas para queimar os combustíveis acima especificados.
É acionada intermitentemente através de um mecanismo, composto por motoredutor de velocidade e inversor de freqüência, sendo sincronizado o acionamento da grelha e do alimentador de combustível.
Especialmente desenvolvida para os combustíveis antes especificados, resolvem, de modo integral, os problemas que normalmente ocorrem em grelhas convencionais, tais como:
-Cinza aglomerada – à medida que o combustível vai sendo queimado, o sistema de grelhas realiza continuamente a limpeza da cinza aglomerada, descarregando-as num canal, de onde podem ser extraídas manual ou mecanicamente;
-Queda de finos – admitindo o ar de combustão no sentindo horizontal, entre uma grelha e outra, as grelhas impelentes evitam o desperdício de combustível, freqüente em grelhas convencionais, onde ocorre a queda de combustível através das aberturas de entrada do ar de combustão, no sentido vertical;
-Desprendimento de cinzas volantes – as grelhas impelentes são desenhadas de modo a revolverem o combustível o mínimo possível, quando de sua movimentação. Com isso, promovem uma combustão calma com o mínimo de desprendimento de cinzas volantes.
Podem ser equipadas com pré-aquecedor que aproveitam o calor residual na saída da caldeira para pré-aquecer o ar de combustão, acarretando um ganho de 6% a 8% na economia de combustível, bem como multiciclone para captação de particulados provenientes da combustão.